Na última sexta-feira (29), mais de 60 pregoeiros de órgãos públicos de diferentes regiões do país receberam um treinamento em São Paulo (SP), oferecido por meio da plataforma BBMNET Licitações. Quem apresentou o tema “Novidades no Pregão Eletrônico – Decreto 10.024/2019”, foi o professor e advogado Ariosto Mila Peixoto, especialista em licitações. No público do Auditório Raymundo Magliano no centro da cidade, estavam usuários ativos da plataforma e prefeituras que estão migrando do pregão presencial para o formato eletrônico.
A migração, que já vinha acontecendo, ganha mais força após a publicação da nova legislação. “O decreto trouxe novos ingredientes que vão impactar de certa forma esses órgãos públicos porque toda verba que vem do governo federal para estados e municípios deverá utilizar pregões eletrônicos nas negociações”, declarou o professor. A plataforma BBMNET Licitações está adequada para atender a todos os pontos do decreto.
Uma das prefeituras presentes, foi a de Atibaia (SP). Para ratificar o envolvimento do órgão público na era tecnológica, a prefeitura lançou no último mês o “Programa Atibaia sem Papel” que pretende reduzir drasticamente o uso de papel no local, tornando boa parte dos procedimentos digitais. Desde o dia 5 de novembro, todas as solicitações, protocolos e processos da prefeitura passaram a ser digitais.
Atibaia utiliza a plataforma BBMNET Licitações desde o início do pregão eletrônico no Brasil, em 2005. “A tendência de toda administração tem que ser de otimizar, melhorar seus processos e acompanhar a informatização. A ferramenta eletrônica traz mais transparência às negociações”, declarou Daniele Marques Barbosa, diretora de Compras e Licitações do município.
Em função da grande procura, uma segunda turma deve abrir para receber o treinamento, com data a ser definida. “O curso foi um sucesso e tratou de um assunto que ainda traz muitas dúvidas, o que explica a grande procura. As inscrições encerraram rapidamente”, resumiu Alex Santana, gerente Administrativo e de Produtos da Bolsa Brasileira de Mercadorias, mantenedora da plataforma. “É muito gratificante ver os pregoeiros satisfeitos e por termos contribuído no aprimoramento do seu dia a dia”, completou.