Blog - BBMNET LICITAÇÕES
Atendimento
De Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00 (horário de Brasília)
Exceto Feriados Nacionais
(11) 3113-1900
(11) 99837-6032

Pregão eletrônico reduz a corrupção nas compras públicas

O pregão eletrônico foi instituído no Brasil por meio da Lei federal nº 10.520
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
25/05/2021

Pregão eletrônico reduz a corrupção nas compras públicas

O pregão eletrônico foi instituído no Brasil por meio da Lei federal nº 10.520
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
25/05/2021

Já não é novidade que o pregão em formato eletrônico proporciona grandes vantagens na aquisição de bens ou na contratação de serviços para Administração Pública, mostrando-se muito mais prático que o pregão em formato presencial. Além da diminuição de custos na aquisição, ausência de limite de valor, maior incentivo à competitividade e credibilidade nas contratações públicas, o pregão eletrônico reduz a possibilidade de fraudes promovendo maior transparência no processo de compras públicas de todas as esferas.

 

As fraudes relacionadas às licitações são aquelas consideradas as mais onerosas para os cofres públicos, isso, porque elas respondem pela maior parcela de gastos, muitas vezes, exorbitantes. Uma das principais maneiras de corromper as aquisições é a montagem de concorrências fraudulentas. Como a modalidade eletrônica ocorre de forma pública em ambiente online, reduz-se significativamente a possibilidade de fraudes nos processos. 

 

Segundo o Portal Conlicitação, “isso tende a aumentar a concorrência entre fornecedores e, conseqüentemente, contribuir para a diminuição do preço”. Além do órgão da Administração, os próprios licitantes reduzem os seus gastos por não precisarem mais enviar representantes para a participação em licitações presenciais. Sendo o pregão eletrônico um processo totalmente informatizado, qualquer fornecedor pode obter informações e participar do pregão de qualquer local do país.

 

O pregão eletrônico foi instituído no Brasil por meio da Lei federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, mesmo ano em que nasceu a plataforma BBMNET Licitações. A plataforma é totalmente gratuita aos órgãos públicos e conta com o que há de mais moderno para compras e contratações públicas. Fraudes em licitações são apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Para realizar pregão eletrônico, entre em contato com o BBMNET Licitações!

Últimos Posts