Para otimizar processos licitatórios e economizar recursos públicos, a prefeitura de Lorena (SP) firmou em abril um acordo de cooperação com a Bolsa Brasileira de Mercadorias para o uso de uma plataforma digital que permitirá a realização de pregões eletrônicos. A melhoria, que não necessitará de uma contrapartida municipal, deve entrar em funcionamento a partir de maio.
Segundo o secretário de Administração, Daniel Malerba, o município iniciou as tratativas com a Bolsa no fim do ano passado, após constatar os bons resultados obtidos pelas mais de novecentas entidades públicas e privadas que realizaram pregões eletrônicos através da plataforma digital BBMNET Licitações.
Com a celebração do acordo entre o prefeito, Fábio Marcondes (sem partido), e a gerência da BBM, que é uma organização sem fins lucrativos, a ferramenta licitatória passará a ser utilizada pela cidade para a aquisição de serviços e bens, como medicamentos e alimentos.
A plataforma possibilitará que fornecedores de todo o Brasil participem dos pregões eletrônicos sem a necessidade de enviar representantes a Lorena. A disputa pelo fornecimento será realizada através de propostas e lances em sessão pública virtual, sendo declarada vencedora a empresa que apresentar o valor mais baixo do produto ou serviço. “Além de manter a transparência e gerar a desburocratização do processo licitatório, a plataforma permitirá mais economicidade. Com o aumento da concorrência entre fornecedores de diversos estados, teremos acesso a valores mais atrativos.”, explicou Malerba. “A segurança no armazenamento e tráfego de informações no sistema é garantida pela criptografia, método considerável seguro e inviolável”, completou.
O contrato de cooperação entre Lorena e a BBM possui um prazo de um ano, podendo ser renovado pelo mesmo período.
Fonte: Jornal Atos