Blog - BBMNET LICITAÇÕES
Atendimento
De Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00 (horário de Brasília)
Exceto Feriados Nacionais
(11) 3113-1900
(11) 99837-6032

Congresso nacional destacou o uso do pregão eletrônico no combate à corrupção

O organizadores destacaram o comprometimento Bolsa Brasileira de Mercadorias na luta pela transparência
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
28/08/2020

Congresso nacional destacou o uso do pregão eletrônico no combate à corrupção

O organizadores destacaram o comprometimento Bolsa Brasileira de Mercadorias na luta pela transparência
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
28/08/2020

O pregão eletrônico foi o assunto do primeiro painel na manhã desta sexta-feira na quarta edição do Congresso Pacto pelo Brasil, organizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB). Cesar Bernardes Costa, diretor-geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, participou da abertura do painel dando boas-vindas aos participantes e falando sobre a sinergia da instituição com os observatórios sociais no combate à corrupção no país.

 

A Bolsa apoia o congresso desde a primeira edição e desenvolveu a plataforma de pregão eletrônico BBMNET Licitações com objetivo de promover transparência nas compras governamentais e na gestão pública de todas as esferas. “A Bolsa Brasileira de Mercadorias é uma instituição séria que tem ajudado o Brasil nessa luta contra a corrupção”, enfatizou Kenia Dorl,  desenvolvedora de projetos do OSB.

 

O painel “Decreto 10.024/19 e Simulação de Pregão Eletrônico” foi apresentado pela vice-presidente do Observatório, Tatiana Bastos e teve como convidado o advogado Ariosto Mila Peixoto, árbitro da Câmara Arbitral da Bolsa Brasileira de Mercadorias e do Conselheiro do Instituto de Compras Governamentais, membro do Comitê de Ética da Bolsa e especialista no setor. 

 

O advogado lembrou de início do pregão eletrônico no Brasil, há quase 20 anos, quando o sinal de internet era muito mais escasso e precário, e citou os aprimoramentos realizados na modalidade online durante as duas décadas, especialmente, com as novas legislações. “As regras do antigo decreto vigente possibilitavam a desistência injustificada dos licitantes, por exemplo, o que era um grande problema no processo”, comentou o advogado. 

 

                                                                             Participação do Dr. Ariosto Mila no evento

 

A busca por pregão eletrônico aumentou substancialmente no país após a chegada do novo coronavírus e, consequentemente, do isolamento social. “O lado positivo disso é que, agora, todos os cursos são realizados de forma online e os pregoeiros não precisam mais se deslocar de uma cidade para outra”, destacou. A plataforma BBMNET foi uma das pioneiras em oferecer cursos em EaD para os pregoeiros dos órgãos públicos cadastrados muito antes da chegada da pandemia, porém, os cursos presenciais também são realizados caso haja necessidade.

 

Na sequência do painel, Anderson Tieppo, assistente operacional da plataforma falou sobre o portal BBMNET Licitações e de suas funcionalidades. O portal nasceu junto da chegada do pregão eletrônico no Brasil e conta com atendimento humano e personalizado aos órgãos públicos e empresas licitantes. “Existe uma equipe de suporte para os usuários”, destacou Tieppo. 

 

                                                 A plataforma BBMNET é uma das mais antigas do mercado
 

Este ano, o Congresso Pacto pelo Brasil acontece de forma online junto com o 5º Congresso Integra - Compliance Across Américas, promovido pelo Instituto ARC – Auditoria, Riscos & Compliance, e a ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa Negócios & Inovação, cujo tema principal é  “Transformar pela Integridade”. 

 

O evento segue até o dia 18 de setembro e as inscrições estão abertas e são gratuitas. O congresso evento poderá ser acompanhado pelo site: pactopelobrasil.org.br

 

Para assistir ao painel sobre pregão eletrônico na íntegra, clique aqui

Últimos Posts