Blog - BBMNET LICITAÇÕES
Atendimento
De Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00 (horário de Brasília)
Exceto Feriados Nacionais
(11) 3113-1900
(11) 99837-6032

Campanha visa reduzir a corrupção nas compras emergenciais de Covid-19

Covid-19: de Olho no Vírus da Corrupção, é uma campanha do Observatório Social e tem apoio da BBM
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
20/04/2020

Campanha visa reduzir a corrupção nas compras emergenciais de Covid-19

Covid-19: de Olho no Vírus da Corrupção, é uma campanha do Observatório Social e tem apoio da BBM
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
20/04/2020

Não é difícil abrir o jornal e dar de cara com notícias envolvendo fraudes em licitações públicas. Infelizmente, acontecimentos desse tipo são recorrentes em todas as esferas. Nesse sentido, o pregão eletrônico, pela transparência que promove nas negociações, vem reduzindo singnificativamente a corrupção nas compras públicas há mais de uma década. Porém, em períodos de crise, como o que estamos enfrentando mundialmente em função do novo coronavírus, quando é preciso adotar a categoria de compras emergenciais em função da urgência da situação, também é necessário um controle rigoroso.

 

No momento em que o mundo enfrenta essa grande pandemia, muitas vidas podem ser perdidas por desvios de recursos se não houver controle sobre as compras públicas. Pensando nisso, o Observtório Social do Brasil (OSB) lançou a campanha "Covid-19: de Olho no Vírus da Corrupção". Na divulgação da campanha, o OSB argumenta que "além de todo o sofrimento físico, emocional e econômico que estamos passando, a corrupção também pode agravar este momento difícil".

 

De acordo com o diretor-geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias, Cesar Costa, muitos municípios estão confundindo os preceitos emergenciais e contratando por dispensa até serviços de obras e engenharia sem qualquer relação com o problema. "Por mais emergencial que seja a compra, mesmo em se verificado a necessidade da dispensa, é muito importante que se analisem o passado da empresa contratada, seu histórico e seu eventual envolvimento com atividades ilícitas e também, ainda mais importante, os cuidados que se deve ter com o superfaturamento", enfatizou.

 

A Bolsa Brasileira de Mercadorias, por meio da sua plataforma BBMNET Licitações para compras públicas, é parceira do Observatório Social e apoia a campanha. O diretor da BBM lembra que, seguramente, daqui alguns meses ou anos, quando esta situação tiver sido superada, gestores de agora poderão ser duramente penalizados por órgãos fiscalizadores. "É muito importante agir e trabalhar para combater essa pandemia, mas sempre dentro de uma linha de conduta ética para o bem do país e, neste sentido, os pregões eletrônicos são fundamentais para garantir a transparência nas negociações", concluiu o dirigente.

 

Com a publicação de decreto de calamidade pública no Brasil, em que os governos podem usar das compras simplificadas para agilizar a aquisição de bens e serviços e conter a pandemia, mal intencionados podem aumentar os preços absurdamente ou adquirir o que não é necessário ou prioritário, fazendo com que os grandes recursos financeiros que os municípios estão recebendo sejam mal utilizados, desperdiçados ou desviados.

 

Os Observatórios Sociais estão presentes em 150 cidades de 17 estados brasileiros. Para participar da campanha, existem duas formas, ser voluntário ou doador. Cada Observatório Social realiza o trabalho junto à sua prefeitura ou câmara municipal.  A tarefa será monitorar os valores que cada prefeitura receber e gastar no enfrentamento ao coronavírus.

 

O Observatório possui uma metodologia para o combate à corrupção e experiência de mais de 12 anos. A equipe de suporte técnico e jurídico para os mais de 3.500 voluntários devem ficar de olho no que será comprado e nos preços praticados, mesmo trabalhando remotamente, contando com ajuda da tecnologia e das doações.

 

Em sinergia com essa bandeira, o OSB incentiva que prefeituras usem o sistema de pregão eletrônico, que atualizem os portais de transparência e mantenham em destaque as compras emergenciais que estão fazendo. A entidade também irá disponibilizar um guia sobre dispensa de licitação para todo cidadão poder acompanhar na sua cidade.

 

Conheça, participe, apoie e invista no Observatório Social do Brasil

 

Para realizar pregões eletrônicos, cadastre-se no BBMNET Licitações!

Últimos Posts