Blog - BBMNET LICITAÇÕES
Atendimento
De Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00 (horário de Brasília)
Exceto Feriados Nacionais
(11) 3113-1900
(11) 99837-6032

BBMNET oferece nova modalidade de encerramento em licitações

Serão três modalidades de fechamento da etapa de lances
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
30/12/2019

BBMNET oferece nova modalidade de encerramento em licitações

Serão três modalidades de fechamento da etapa de lances
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
30/12/2019

A Bolsa Brasileira de Mercadorias está colocando à disposição dos usuários na plataforma BBMNET Licitações três modalidades de fechamento da etapa de lances, com o implemento de novas adequações na plataforma BBMNET para atender aos procedimentos para o pregão eletrônico relacionados às regras estabelecidas no Decreto Federal 10.024/2019.

 

Novidades da plataforma:

 

Entre as adaptações, destacam-se a implantação do modo de disputa “Aberto/fechado” no cadastro de edital e a possibilidade de reiniciar a fase de lances na fase de aceitação. Agora, também é possível verificar o tipo de variação mínima dos lances apontando se a variação é em percentual (%) ou em reais (R$). Esta função é acessada na tela “Detalhes do Edital” para os participantes.

 

Na criação do edital, foi retirada a obrigatoriedade de preenchimento do campo FAX, em função da defasagem deste tipo de contato.

 

Confira o comunicado na íntegra

 

Sobre as novidades no fechamento:

 

No fechamento aberto, após a etapa de análise e julgamento das propostas, o pregoeiro iniciará a fase de lances, cujo processo é inteiramente automático.

O tempo da etapa de lances será de dez minutos e será encerrada por prorrogação automática. O sistema informará “dou-lhe uma”, quando faltar dois minutos para o término da etapa de lances (sessão pública); “dou-lhe duas” quando faltar um minuto; e “dou-lhe três – fechado” quando chegar no tempo programado para o encerramento.

 

Na modalidade de fechamento aberto/fechado, a etapa de envio de lances da sessão pública terá duração de quinze minutos. Encerrado esse prazo, o sistema encaminhará o aviso de fechamento iminente dos lances, cuja recepção de lances será automaticamente encerrada no período de até dez minutos aleatoriamente determinado pelo sistema.

 

Já no fechamento randômico (manual ou automático), após etapa de análise e julgamento das propostas, o pregoeiro acionará o término do tempo normal de disputa aleatoriamente determinado pelo sistema eletrônico, durante o qual se apresentará aviso de fechamento iminente dos lances. O tempo aleatório não ultrapassará 30 minutos. Nesta modalidade, o pregoeiro poderá, mediante justificativa, admitir o reinício da etapa de lances.

 

Confira os detalhes sobre os modos de fechamento no comunicado oficial

Últimos Posts