Blog - BBMNET LICITAÇÕES
Atendimento
De Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00 (horário de Brasília)
Exceto Feriados Nacionais
(11) 3113-1900
(11) 99837-6032

BBMNET é uma das primeiras plataformas de pregão a integrar-se com o PNCP

A integração ao PNCP está prevista na Lei de Licitações
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
10/12/2021

BBMNET é uma das primeiras plataformas de pregão a integrar-se com o PNCP

A integração ao PNCP está prevista na Lei de Licitações
Por Bolsa Brasileira de Mercadorias BBM
10/12/2021

Há 19 anos no mercado, o portal BBMNET Licitações foi uma das primeiras plataformas de pregão eletrônico do Brasil a integrar-se com o Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP) no mês de novembro de 2021. A plataforma BBMNET, que é também um dos primeiros portais de compras públicas existentes no cenário nacional, está presente em todas as regiões do país, sendo oferecido de forma totalmente gratuita a órgãos promotores.

 

O PNCP, por sua vez, está previsto na nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21) e foi oficialmente lançado em agosto deste ano com o intuito de ser o portal nacional de divulgação centralizada e obrigatória de todos processos licitatórios de entes federados no país, sendo, portanto, uma ferramenta de informações e gestão de compras e contratações onde as consultas sobre licitações de todo o país obrigatoriamente terão de passar por ele. A gestão da ferramenta é de responsabilidade do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, que conta com representantes do Executivo, Judiciário, Legislativo, além de estados e municípios.

 

O PNCP gera uma interação entre as unidades de compras do país nas esferas federal, estadual e municipal, funcionando como um sítio eletrônico oficial destinado à divulgação centralizada e obrigatória dos atos exigidos pela Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Esta integração irá possibilitar o envio dos documentos das licitações para o sistema nacional. Segundo apuração do Ministério da Economia, em novembro, o PNCP já contava com 4 mil avisos de contratação cadastrados no sistema e mais de mil contratos divulgados.

 

A ferramenta tem como objetivo centralizar e integrar todos os sistemas ou portais de compras públicos ou privados e fazer a divulgação dos editais de credenciamento, pré-qualificação, licitação, avisos de contratação direta, atas de registro de preços, contratos e termos aditivos, incluindo os anexos de contratações da União, estados e municípios. Por meio do PNCP, o cidadão poderá saber quanto foi pago e quem forneceu a medicação que recebeu na unidade de saúde do seu município, por exemplo.

 

Acesse: pncp.gov.br e bbmnetlicitacoes.com.br

Últimos Posts